A Estrutura da Palavra Hebraica – Shoresh e Mishqal – Aula 13

A estrutura das palavras em Hebraico Bíblico, está relacionada com a RAIZ – SHORESH, e com o PADRÃO – MISHQAL.

A maioria das palavras Hebraicas estão baseadas em uma raiz e em um padrão que contém as letras dessa raiz.

As palavras são formadas a partir da união desses dois elementos – raiz e padrão.

RAIZ

A raiz, ou radical, é o nome dado ao conjunto de consoantes que formam esta mesma raiz da palavra.

Geralmente a raiz é formada por três consoantes, entretanto há palavras que tem em sua raiz apenas duas letras. Um bom exemplo é a palavra יָד YAD – MÃO ou BRAÇO.

A importância de saber reconhecer a raiz, é que ela abarca, carrega todo o SIGNIFICADO SEMÂNTICO da palavra. Veja o caso da raiz עבד – servir. Dela derivam os termos עֶבֶד – éved – “servo”, עֲבֻדָּה – avudah – “serviço”, עֲבוֹדָה – avodah – “trabalho”.

a raiz das palavras em hebraico

PADRÃO

Os mishkalim, ou padrões, vem da forma como as vogais são apresentadas, podendo estar acompanhadas de prefixos ou sufixos. Para o estudo desses padrões, nós adotamos a raiz קטל , que não tem nenhum significado. São três consoantes usadas para exemplificar como os padrões se apresentam.

  1. As Vogais – Cada padrão tem o seu próprio jogo de vogais. É esse jogo de vogais que o caracteriza, ou seja, é pela observação dessas vogais que conseguimos identificar que há um padrão na palavra;
  2. O uso do Daguesh Forte – Há padrões que usam o Daguesh forte – קַטָּל -, fazendo com que uma das consoantes da raiz seja duplicada;
  3. O Prefixo – Há padrões que usam prefixos, tais como as letras MEM מ e a letra ת TAV. Esses seriam os padrões MIQTAL – מִקְטָל e TAQTUL תַּקְטוּל . É importante lembrar que o prefixo não faz parte da raiz.
  4. Uso do Sufixo – Há padrões que usam sufixos femininos, como na palavra MISPACHA – מִשְׁפָּחָה , que é o padrão מִקְטָל com terminação feminina.

os padrões das palavras em hebraico

RECONHECENDO OS PADRÕES

A identificação da raiz nos dá a possibilidade de reconhecermos o significado básico da palavra. A combinação da raiz com os diversos padrões, faz com que sejam criadas as famílias de palavras, com significados relacionados.

Por exemplo, araiz מלך (reger) se usa em palavras relacionadas como מֶלֶךְ (rei), מְלוּכָה (reino, realeza), מִלְכָּה (nome próprio que significa “rainha”), מַמְלָכָה (reino) e מֹלֶךְ (nome próprio de um ídolo, que significa “governante divino”).

mamlachah, melech, meluchah, molech, milkah

Pelo padrão é possível reconhecer qual é a classe que a palavra pertence (substantivo, adjetivo, etc.).

Veja os seguintes exemplos:

QATAL

o padrão qatal

קָטָל – É um padrão usado frequente nos adjetivos. Exemplo: חָכָם Chacham – sábio. É também utilizado em alguns substantivos. Exemplo: אָדָם Adam – Adão.

qatal, a estrutura dos adjetivos hebraicos

QATTAL

קַטָּל – Este padrão de substantivos é muito usado para denominar as profissões e ocupações. As palavras רַכָּב (cocheiro, cavaleiro, relacionado a רָכַב [ele cavalgou]) ou קַשָּׁת (arqueiro,relacionado com קֶשֶׁת [arco]), são bons exemplos. Observe que o Dagesh que duplica a terceira letra da raiz, é parte desse padrão.

padrão qattal

 

qattal, ocupações ou profissões

 

qashat, chazaq, tabach

MIQTAL

מִקְטָל – é um padrão muito comum dos substantivos (o prefixo מ geralmente indica um padrão de substantivos). O padrão מִקְטָל se utiliza muitas vezes para descrever o lugar de onde ocorre a ação do verbo associado a raiz, ou para expressar algo relacionado com esta ação.

Por exemplo, שׁכן (morar, habitar) é a raiz de מִשְׁכָּן (morada), que significa também tabernáculo, o lugar onde Deus “habita” entre o povo de Israel.

A palavra מִסְפָּר (número) provém da raiz ספר (contar) e está relacionada com a ação de contar. (Recorde que esta é somente uma descrição geral deste padrão de substantivos, e que não é tão fácil reconhecer o padrão em outras palavras.).

o padrão miqtal

TAQTUL

תַּקְטוּל – Embora este padrão não é tão comum como מִקְטָל , é um exemplo de um padrão que utiliza o prefixo comum ת, que é outro indicador típico de substantivos.

o padrão taqtul

TERMINAÇÕES FEMININAS

terminações ou sufixos femininos

QATIYL

קַטִּיל – Este é um padrão comum de adjetivos e se vê em palavras como צַדִּיק (honrado) (Gênesis 6:9), אַבִּיר (forte), עַתִּיק (antigo) e אַדִּיר (majestoso, poderoso). Reconhecer os elementos que são parte do padrão lhe ajudará a determinar as letras da raiz.

EXERCÍCIOS

mishpat, mifalah, taverah, tashbetz

Gênesis 6:3 em Hebraico:

gênesis 6:13 em hebraico

Gênesis 7:9 em Hebraico:

gênesis 7:9 em hebraico

REVISÃO DO VOCABULÁRIO:

revisão do vocabulário