Estudo dos Substantivos e Adjetivos Hebraicos – Feminino e Masculino, e Plural – Aula 9

Shalom Chaverim! Essa é a unidade Shemot do nosso curso. Shemot é o nome do livro do Êxodo na Bíblia Hebraica, mas também é o Plural de Shem, que significa NOME.

E nesta unidade, vamos justamente estudar os Nomes, isto é, os Substantivos e os Adjetivos em Hebraico Bíblico. Vamos ver também, em uma aula futura (a décima), a Concordância Nominal. Vamos ver como os adjetivos concordam com os substantivos em Hebraico.

shemot significa nomes, o plural de shem, nome ou substantivo

Mas nesta, que é a nossa 9º Aula do Curso de Hebraico, vamos conhecer os Substantivos, e como reconhecer o Gênero Feminino e Masculino em Hebraico, e como se faz o plural desses mesmos substantivos.

o estudo dos substantivos e adjetivos em hebraico bíblico
O Gênero dos Substantivos: Masculino e Feminino e Plural.

Acredito que seja muito tranquilo, para nós falantes do Português, entendermos a estrutura dos substantivos masculinos e femininos em Hebraico.

O GÊNERO DOS SUBSTANTIVOS EM HEBRAICO

A ideia está na identificação do gênero dos substantivos, por meio da observação dos SUFIXOS.  Veja as seguintes ilustrações abaixo:

o gênero dos substantivos hebraicos por meio dos sufixos iym, ah e ot
O Gênero dos Substantivos em Hebraico é Dado por Meio dos Sufixos.

Então, conforme a figura acima, os Substantivos do GÊNERO FEMININO SINGULAR apresentam Sufixo ou terminação em AH, representados pela vogal KAMATS (a) e pela consoante HEY (H).

O FEMININO PLURAL, tem a terminação ÔT, escrita com as letras HÓLEM com a “mãe de leitura” VAV, mais a letra TAV.

Os Substantivos MASCULINOS PLURAL são formados pelo Sufixo iYM, com a vogal HÍRIQ MALÊ (Híriq + YUD), mais a letra MEM SOFIT.

E QUASE TODOS os outros Substantivos SINGULARES são MASCULINOS, porque os Substantivos do GÊNERO MASCULINO SINGULAR, não apresentam uma terminação regular.

sus, susiym, susah, susôt, cavalo, cavalos, égua, éguas

Assim, veja que a palavra CAVALO, no singular é SUS, e não apresenta uma terminação regular. Já o plural CAVALOS tem a raiz SUS + o sufixo iYM, formando a palavra SUSiYM (lê-se SUSSÍM).

O FEMININO, ÉGUA tem a RAIZ SUS + o sufixo AH, formando o substantivo SUSAH (lê-se SUSSÁ). O Plural ÉGUAS tem a raiz SUS + o sufixo ÔT, formando o termo SUSÔT (lê-se SUSSÔT).

EXERCÍCIOS DE LEITURA

gênesis 3:2 em hebraico
Gênesis 3:2 em Hebraico Bíblico.

 

gênesis 3:3 em hebraico

 

gênesis 3:4 em hebraico bíblico

EXERCÍCIOS GRAMATICAIS

ganniym, shanah, iysh, chayyôt

 

har, chomah, montanha, muralha

 

hariym, montanhas, chomot, muralhas