Blog Vinícius Andrade

Corpo, Alma e Espírito | Estudo Bíblico

Não é de hoje que esse assunto tem gerado controvérsias, mas afinal somos corpo, alma e espírito?
Primeiro de tudo devemos compreender o conceito de alma e espírito.
Estudaremos agora o conceito de alma e espírito na visão geral e por fim, a visão Bíblica de Alma e Espírito.

Conceito Geral

  • Alma: A palavra latina alma significa também “vida”, “espírito”, “sede do pensamento”.
    A palavra alma assumiu especial importância no contexto religioso onde significa a parte espiritual, imaterial e eterna do Homem e, em determinadas religiões, de tudo o que está vivo.
  • Espírito: A palavra espírito tem sua raiz etimológica do Latim “spiritus”, significando “respiração” ou “sopro”, mas também pode estar se referindo a “alma”, “coragem”, “vigor”

Visão Grega de Alma

A teoria das idéias de Platão está diretamente ligada à sua teoria da alma. Na parte IV, do seu livro “República”, Platão concebe o homem como corpo e alma.
Enquanto o corpo modifica-se e envelhece, a alma é imutável, eterna e divina.

Visão Egípcia de Alma

Os antigos egípcios acreditavam que a alma humana era composta de cinco partes: ren, ba, ka, sheut e ib. Além desses componentes da alma havia o corpo humano, que, em vida, era chamado de khet ou iru, em referência à forma ou aparência.

No momento da morte, o cadáver era chamado de khat; uma vez mumificado, o cadáver era chamado de sah.
Porque a mumificação era considerada a transfiguração do corpo em um corpo novo, “cheio de magia”.

Visão Bíblica de Alma e Espírito

A Bíblia não ensina que o Corpo, Alma e Espirito são três coisas distintas, pelo contrário a Bíblia ensina que eles são um só, corpo, alma e espírito e que formam a vida do ser humano como um todo.

Primeiro de tudo quando a Bíblia se refere a corpo e alma e espírito juntos ela o faz a nível didático para mostrar a totalidade da natureza humana

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”
1 Tessalonicenses 5:23

Nesse texto podemos ver as palavras corpo, alma e espírito separadas uma das outras, Paulo utiliza disso para demonstrar que todo o ser humano tem que ser puro, ou seja o ser humano de forma integral deve estar preparado para a volta de Cristo, completamente puro.

  • Corpo: Se refere ao aspecto físico.
  • Alma: Se refere a sede das emoções, a nossa mente.
  • Espirito: Se refere a nossa natureza espiritual, nossa ligação com Deus.

Também essa outra passagem:

“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.”
Marcos 12:30

Também podemos notar esse tipo de emprego didático em um discurso de Jesus querendo se tratar do homem na totalidade e não na intenção de dividir o homem, pois como podemos notar não temos o nosso coração, alma, entendimento ou a nossa força separados uns dos outros no nosso corpo, pois sabemos que estes fazem parte do nosso organismo (Força e Coração) e do nosso intelecto (entendimento) como um individuo no todo.

Holismo Bíblico

Mas também vemos a bíblia se referindo a alma no sentido de vida, como um todo, a soma de corpo e espírito equivale a uma alma, o termo alma no hebraico nephesh se traduz em muitas passagens por “vida” ou criatura.

Vamos aos textos bíblicos para que possamos entender:

“E os filhos de José, que lhe nasceram no Egito, eram duas almas. Todas as almas da casa de Jacó, que vieram ao Egito, eram setenta.”
Gênesis 46:27

Certamente esse texto não se refere a alma como algo separado do corpo, mas usa o emprego de alma para indicar o ser humano em sua totalidade.

Também essa outra passagem:

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
Gênesis 2:7

O termo espírito deriva do hebraico “ruah”, do grego “pneuma”, do latim “spiritus”, e significa sopro, hálito, vento, princípio de vida. Logo, nossa parte imaterial ou espiritual foi formada de uma parte da essência (do sopro) de Deus.

Para facilitar a nossa compreensão a luz da Bíblia, vamos ver esse exemplo ilustrativo

 

A lâmpada (Corpo) + a energia elétrica (Espirito) = a luz (Vida/Alma). Tanto a lâmpada quanto a eletricidade são necessárias para formar a luz.
Caso a lâmpada quebre fica sem luz.
Caso desligue o interruptor, impedindo que a corrente elétrica chegue até a lâmpada, também fica sem luz.
Em outras palavras, alma nada mais é que a junção do corpo com o sopro de vida.
Então nós não podemos dizer que temos alma, mas que somos alma.

Vinícius Andrade

Sobre o autor | Website

Estudante de Teologia do Centro Universitário Cenecista de Osório. Pertence a Igreja Nova Vida em Cristo de Gravataí/Rio Grande do Sul.

Receba Estudos Bíblicos do Original Hebraico Bíblico!

100% livre de spam.