Elohim – Deus é uma Trindade? Plural ou Unidade?

Deus é uma Trindade? Uma coleção de pessoas que formam um Deus? A palavra Deus, na Bíblia é singular ou plural?

Ao iniciarmos a leitura da Bíblia, nos deparamos com uma das mais fantásticas frases da história da existência de todas as coisas:

No princípio criou Deus o céu e a terra“. Gênesis 1:1. E por mais curto que seja este texto, ele se estende até hoje, e é tema de inúmeras discussões e teorias.

E como parte do nosso estudo da Parashá Bereshit, gostaria de voltar a este tema da Criação, para podermos analisar estas palavras no seu contexto original, em Hebraico Bíblico.

No princípio criou Deus o céu e a terra

בְּרֵאשִׁ֖ית בָּרָ֣א אֱלֹהִ֑ים אֵ֥ת הַשָּׁמַ֖יִם וְאֵ֥ת הָאָֽרֶץ׃

Bereshit bara Elohim et hashamayim veet haarets. Gênesis 1:1

O interessante desse primeiro verso da Bíblia Hebraica, é notar o termo que é utilizado para a palavra “Deus” em hebraico. Trata-se, conforme o texto do Códice de Leningrado, do nome אֱלֹהִ֑ים , “ELOHIM“.

E esse nome vem sendo tema de diversos debates, como citei mais acima.

ELOHIM – DEUS OU DEUSES?

O que ocorre, é que Deus, no singular em Hebraico é אֵל “EL”. Já a forma ELOHIM estaria no plural, pois o plural dos substantivos é formado pelo acréscimo do sufixo “IM” em hebraico.

sus, susiym, susah, susôt, cavalo, cavalos, égua, éguas

O Plural dos Substantivos em Hebraico Bíblico.

Veja na imagem acima, que retiramos do nosso Curso de Hebraico Bíblico. Na coluna da esquerda, de cima para baixo, temos a palavra SUS que significa cavalo. Na coluna da direita, também de cima para baixo, temos o plural que é SUSIMcavalos.

Ok, então vimos que a palavra ELOHIM possui uma terminação, ou seja, um sufixo que indica um substantivo masculino plural.

Sim, mais isso quer dizer então que Deus é mais de UM? Se Deus é EL, ELOHIM então significa DEUSES?

O PLURAL MAJESTÁTICO

Elohim é plural, entretanto o plural em Hebraico Bíblico não apenas é usado para se referir a QUANTIDADE, mas é utilizado para passar a ideia de QUALIDADE.

Outro ponto que vale destacar, é que o Hebraico Bíblico não tem uma forma particular, e tão abrangente de formar o GRAU SUPERLATIVO, que “ocorre quando a qualidade de um ser é intensificada em relação a um conjunto de seres“.

Conforme a tabela abaixo:

humilde humílimo
jovem juveníssimo
livre libérrimo
magnífico magnificentíssimo

Como o Hebraico não tem esse sufixo “íssimo“, a língua recorre a uma série de nuances para intensificar a qualidade de um ser.

Uma dessas nuances é o uso do PLURAL MAJESTÁTICO.  Veja o que Jeff Benner escreveu sobre esse assunto no seu Ancient Hebrew Lexicon of the Bible: 

…Em todas as línguas modernas, o plural é sempre quantitativo, enquanto que no Hebraico Bíblico o plural pode ser quantitativo ou qualitativo. Por exemplo, a palavra “árvores” se refere a mais de uma árvore.

Mas em Hebraico a palavra plural עץים (etsiym – árvores) pode significar mais de uma árvore (quantitativo) ou uma árvore muito grande (qualitativo)… Um dos mais comuns usos do QUALITATIVO PLURAL é a palavra אלהים (elohim) que pode ser traduzida como “deuses”(quantitativo) ou como “DEUS” (qualitativo).

A mãe das gramáticas do Hebraico, a Gramática Gesenius também explica o plural qualitativo:

De forma nenhuma o plural é usado em Hebraico somente para expressar um número de indivíduos ou objetos separados, mas também os denota coletivamente…

(b) um foco mais ou menos  intensivo das características inerentes as famílias de palavras (plurais abstratos…

(c) the pluralis excellentiae or pluralis maiestatis.

Além disso, o termo Elohim foi aplicado na Bíblia para outros personagens de forma a descrever e acentuar a qualidade de suas funções, como nos casos de:

  • Moisés:

Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que te tenho posto por deus (elohim) sobre Faraó Êxodo 7:1

וַיֹּ֤אמֶר יְהוָה֙ אֶל־מֹשֶׁ֔ה רְאֵ֛ה נְתַתִּ֥יךָ אֱלֹהִ֖ים לְפַרְעֹ֑ה

Vaiomer YECHOVÁ el moshe reeh netaticha elohim lepharô

  • E dos Juízes:

Então seu senhor o levará aos juízes (elohim), e o fará chegar à porta Êxodo 21:6

וְהִגִּישֹׁ֤ו אֲדֹנָיו֙ אֶל־הָ֣אֱלֹהִ֔ים וְהִגִּישֹׁו֙ אֶל־הַדֶּ֔לֶת

Vachigishô adonav el haELOHIM vechigishô el hadelet

Outro fato que podemos trazer é que o verbo do Gênesis 1:1 é בָּרָ֣א “Bará”, “Criou”, e está no singular, na 3ª pessoa do masculino – ele.

Então é uma informação que acentua o entendimento de que Elohim, aqui é qualitativo pois pode ser substituído, em tese, por um pronome singular para acompanhar o verbo que está conjugado no singular.

DEUS É UM

Como vimos, Elohim é um tipo de plural majestático, que era usado no Hebraico dito “arcaico”, muito antigo, que denota a majestade divina, o Rei e Criador do universo.

Embora a palavra, morfologicamente esteja no plural, o seu sentido é singular, porque Deus é um.

Hear, O Israel: The LORD our God, the LORD is one
Deuteronômio 6:4 (Nova Versão Internacional)

Ouve, Israel: O SENHOR é o nosso Deus, o SENHOR é um. Deuteronômio 6:4

שְׁמַ֖ע יִשְׂרָאֵ֑ל יְהוָ֥ה אֱלֹהֵ֖ינוּ יְהוָ֥ה ׀ אֶחָֽד

Shema Israel Yechová Eloheinu Yechová echad

Yeshua (Jesus) testificou:

Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?
E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é um.
Marcos 12:28,29

מרקוס פרק יב

29 – אָמַר לוֹ יֵשׁוּעַ: הָרִאשׁוֹנָה מִכָּל הַמִּצְווֹת: שְׁמַע יִשְׂרָאֵל, יְהוָֹה אֱלֹהֵינוּ, יְהוָֹה אֶחָד 

Amar lô yeshua: harishonah mikol hamitsvôt shemá Israel Yehová Elohênu Yehová Echad

Nos próximos estudos abordaremos Gênesis 1:26 e o modo verbal do texto “façamos o homem“. E mais adiante veremos como Yeshua (Jesus) deve ser entendido na visão Bíblica original do Hebraico e do Aramaico.

Acompanhe!

 וְכָל לָשׁוֹן תּוֹדֶה כִּי יְהוָֹה הוּא יֵשׁוּעַ הַמָּשִׁיחַ לִכְבוֹד הָאֱלֹהִים אָבִיו.

E toda a língua confesse que Jesus Cristo é יְהוָֹה ( YECHOVÁ – o ETERNO ), para glória de ELOHIM seu Pai. Filipenses 2:11 (Fonte: Peshitta em Hebraico e Aramaico)

 

Sobre o autor | Website

ישראל סילבה Casado com Ana Paula Curty, papai da Sarah Curty, cursou hebraico bíblico, geografia da terra de Israel, e o contexto judaico do Novo Testamento, é especialista em estudos da Bíblia Hebraica, certificado pelo Israel Institute of Biblical Studies; e Apocalipsismo judaico, pela Keets alMayim.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

29 Comentários

  1. Edilson disse:

    Nossa meu irmão!!!! Estou pasmo. Que aula vc deu. Parabéns! Fiquei aqui pensando como tem gente cega e que não querem enxergar a verdade. Você mostrou nesse estudo, a divindade de Yeshua (Jesus) tanto pela boca dos profetas como pela boca de Paulo. Mas isso é que foi dito pelo apostolo Paulo: “E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. (2Timóteo 3:8). Shlom adonai!

  2. Professor Orlando Barbosa disse:

    Estudo Hebraísmo Teológico bíblico, não detrimindo o seu bom estudo, aprovei e entendi com concordância 95% da sua boa explicação, batendo de acordo com o Hebraísmo Teológico bíblico. Parabéns. Quero continuar lendo e ouvindo essas pérolas do hebraismo.

  3. Raphael disse:

    Muito top seu artigo! Não entendo nada de hebraico e quando vejo falando sobre fico maravilhado! Mas no comentário onde vc diz que nosso Deus não é plural: faz sentido dizer que Jesus orava pra ele mesmo? Eu mesmo tentei contra argumentar supondo que Jesus quis ser exemplo de oração, mas não dá, já tem muito erro nesse pensamento aqui né, a bíblia relata vários momentos e diálogos de Jesus em solitude, não existia sequer um discípulo assistindo para ver “o exemplo”. Tem mais coisas que não dá pra simplesmente ignorar: quando Jesus é batizado por João B. e a voz do Pai nos é revelada em mesmo tempo, e no mesmo tempo o Espírito Santo paira sobre Jesus, porque deixaria Deus nas Escrituras Sagradas do novo testamento essa cena de maneira (supondo que eu não cresse na Triunidade até aqui) confusa? De maneira pessoal agora, não dá irmão, teríamos que remover o evangelho da bíblia pra ter esse entendimento.
    Suponhamos que vc não tenha parado de ler até aqui, peço a Deus que te abençoe e te guarde, seja seu conhecimento adquirido com intuito de promover o Reino e espalhar as boas novas, a continuação de artigo nesse sentido (argumentar que Deus não é plural), vai ser apenas uma disputa.

    Graça e Paz!

    Raphael

    • Israel Silva disse:

      O fato do Novo Testamento mostrar Deus se manifestando COMO UMA POMBA, não significa que Ele é uma pomba. E a manifestação de Deus COMO UMA VOZ DO CÉU, não prova que Ele seja mais de uma pessoa.

      Esses seus argumentos são circunstanciais demais para que você ignore todos os demais versos e exortações dadas pelos Profetas bíblicos.

      Voz do céu, imagem visível de uma pomba, são manifestações de uma única pessoa, que pode inclusive estar em todos os lugares ao mesmo tempo, sendo visto por mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

      Então se duas ou mais pessoas “vissem Deus” em países distantes um do outro, AO MESMO TEMPO, isso significaria que Deus é mais de UM? É óbvio que não!

      Veja como o seu entendimento é parcial e incompleto!

      A voz de alguém não é outra pessoa. A voz é parte desse mesmo ser.

      O Espírito Santo se manifestou COMO UMA POMBA. Foi uma visão, uma revelação. Mas nesse caso, você quer levar o entendimento literal de uma visão, de uma revelação simbólica.

      Com esse raciocínio teu, daqui a pouco você dirá (Deus me livre e me guarde), que o Espírito Santo é uma pomba. Não foi assim que João viu essa manifestação de Deus?

      E é assim que deve ser entendida?

      Então se Deus se manifestou de três formas, então isso significa que Ele é três pessoas diferentes? Claro que não, assim como o Espírito Santo não é uma pomba, nem o Eterno é apenas uma voz do céu.

      Ocorre que no batismo de Jesus, o Eterno se manifestou de três formas diferentes, ao mesmo tempo. Ele já tinha feito isso antes, leia o capítulo de Gênesis 1.

      Moisés escreveu em Gênesis, sobre as manifestações de Deus, como Elohim, que criou pela Sua Palavra (a palavra de Deus é uma manifestação dele mesmo, conforme escreveu o Apóstolo João em João 1:1);

      e Moisés também nos revela a manifestação do Eterno por meio do Seu Espírito que pairava sobre a face das águas. Depois, Deus se manifesta a Jacó como um HOMEM:

      Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu…

      E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.

      Gênesis 32:24-30

      Mas mesmo tendo se referido a essas MANIFESTAÇÕES, Moisés nunca afirmou que Deus era mais de UM. Imagine esse diálogo, Deus falando com Moisés, “oh Moisés, Eu falo pro povo que Sou UM, mas na verdade Nós SOMOS TRÊS, somos TRÊS DEUSES AQUI ESCONDIDOS“.

      Imagine isso! Totalmente antibíblico, beira à idolatria.

      Imagine o Eterno falando com Abraão, “Abraão, EU SOU UM, mas na verdade NÓS SOMOS TRÊS AQUI, NÃO DEIXA O POVO SABER…”

      Foi assim que os Patriarcas falaram de DEUS?

      Em nenhum verso bíblico, Deus diz que Ele é um ser plural. Muito pelo contrário. Esse entendimento de pluralidade vem de uma invenção teológica que tem origem na tríade capitolina dos Católicos Romanos.

      Isso é erro de interpretação, de compreensão bíblica. E só o sangue de Jesus é capaz de limpar esse protótipo de idolatria da mente das pessoas.

      E disse o Senhor: Ocultarei eu a Abraão o que faço [veja aqui que Deus fala consigo mesmo, com o verbo conjugado no singular],
      Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra?”
      Gênesis 18:17,18

      E com quem Deus falava no verso acima? Não há ninguém que se possa referenciar no texto desse verso, então Ele falava consigo mesmo? Ou não?

      Dizer que Deus é plural, quando Ele mesmo diz que é apenas UM, não seria um contrassenso?

      O que você argumenta no seu comentário é a incompreensão de que Deus se manifesta como Pai, Filho e Espírito Santo. E você escolheu ignorar todas as demais provas textuais que apresentei nas respostas dos demais comentários.

      Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.
      João 3:13

      Então veja o verso acima, Jesus dizendo que ele estava na terra e no céu ao mesmo tempo, “o Filho do homem que está no céu”, usando o tempo verbal no tempo presente do indicativo.

      E ai? O que te parece? Vai explicar também esse verso dizendo que Jesus é mais de uma pessoa? Ele estava na terra ou no céu?

      Então, Jesus orava para si mesmo? De certa forma SIM, e de certa forma NÃO. ???

      Ocorre que não podemos IGNORAR que nesse verso de João 3:13, Jesus QUE ESTAVA NA TERRA, disse que também ESTÁ NO CÉU.

      Vou repetir o verso, e peço irmão, não ignore as palavras do nosso Senhor:

      Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.
      João 3:13

      Ora, é disso que argumentamos quando falamos que Deus é uma só pessoa que se manifesta de formas diferentes. Somente o Eterno pode estar em mais de um lugar ao mesmo tempo.

      Somente o Eterno pode estar na terra e no céu ao mesmo tempo. E a manifestação de Deus na terra COMO HOMEM é Jesus.

      Esse mesmo Eterno que na terra é conhecido como Jesus, estava ao mesmo tempo no céu, como nós o chamamos de PAI.

      O Eterno na sua forma manifesta na terra, como um homem, orava ao PAI, que é a manifestação de Deus no céu. E Jesus faz questão de dizer que NÃO SE TRATAVA DE OUTRA PESSOA.

      Por isso, mesmo estando na terra, Jesus diz que está no céu, ao mesmo tempo.

      Porém, não dá irmão pra argumentar com quem não quer ouvir.

      Teríamos que remover todos os textos em que o Eterno insiste em dizer ao povo de Israel, que Ele é apenas UM.

      Todos os profetas falaram do único Deus, de uma só divindade:

      “para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.”
      Isaías 43:10

      E repito o comentário que respondi logo abaixo deste: Quem diz que Adonai é UM, não sou eu, mas a Bíblia!

      שְׁמַע יִשְׂרָאֵל יְהוָה אֱלֹהֵינוּ יְהוָה אֶחָד׃

      Shemá Israel Adonai Eloheinu Adonai Echad

      “Ouve Israel Adonai é o nosso Deus, Adonai é UM.”
      Deuteronômio 6:4

      Falar com quem se faz de surdo para tantas provas que Deus se manifesta de várias formas no mundo físico, realmente não dá.

      As vezes percebo que muitos insistem em não dar ouvidos a essas provas textuais, ignorando as palavras do próprio Jesus, e dos Apóstolos, simplesmente porque querem promover uma disputa.

      Continuar nesse caminho de dizer que Deus é mais de uma pessoa, que Deus é formado por três deuses diferentes, é alimentar apenas uma disputa, antibíblica.

      Mesmo que você adore aos três deuses da trindade plural católica (não esqueça que Maria seria nessa visão a encarnação do Espírito Santo), vou orar ao MEU ÚNICO DEUS, (UM APENAS).

      Que te ilumine e que você possa deixar a cegueira teológica que os católicos romanos inventaram na sua religião politeísta.

      Que o Senhor Jesus, que é UM SÓ, o ÚNICO DEUS e pai de todos, te abençoe.

      • Raphael disse:

        É um assunto muito complexo pra caber em um comentário, mas, queria destacar que vc usa uma interpretação equivocada para João 3:13, em Joao 6:38-39 fica melhor o que pode ser mal interpretado (porém em várias versões que li de Joao 3:13 não dá esse sentido que disse, mas o seguinte: ‘Ora, ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que de lá desceu, o Filho do Homem’). Mas se fosse pra dizer muita coisa, eu repetiria tudo que absorvi de uma aula recente que tive, a partir das lições abaixo (youtube):

        Se tiver paciência, ficaria grato se visse. Mas já estou muito agradecido pelo feedback! Paz!

        Raphael

        • Israel Silva disse:

          Não há nada de equivocado na minha interpretação. Muito pelo contrário.

          Na ânsia de querer refutar o meu argumento, agora você está apelando para a adulteração verso de João 3:13, usando a versão Novo Mundo.

          A parte “QUE ESTÁ NO CÉU“, é apoiada pela grande maioria (mais de 95%) dos manuscritos gregos, bem como o latim antigo, a Vulgata, a Peshitta, a versão etíope e uma grande variedade de escritores patrísticos antigos, Novaciano, Teodoreto, Gregório de Nazianzo, todos entre 200 e 300 DC.

          Aqui estão alguns escritores da igreja primitiva que reconhecem essas palavras neste versículo como encontradas no Textus Receptus:

          Orígenes (250 dC), pseudo Dionísio (265 dC), Atanásio (370 dC), Dídimo (390 dC), Basílio, o Grande (380 dC), Epifânio (400 dC), Eustácio de Antioquia (325 dC), Cirilo de Jerusalém (385 AD), Anfilóquio de Icônio (390 AD), Lúcifer de Calaris (370 AD), Victorinus (300 AD), Jerome (420 AD), Zeno (350 AD), Maximus (400 AD) – Veja Burgon, Revision Revised, p 133 para listagem completa e referências de citação.

          Quem não queria que essas palavras fizessem parte do Novo Testamento eram os GNÓSTICOS, e parece que você caiu na armadilha deles.

          Alguns são assim mesmo. Quando não conseguem refutar na palavra, partem para a adulteração. Essa “nova versão” que você quer usar, já é de conhecimento dos teólogos, inclusive já recebeu um nome, e é chamada de “OMISSÂO MODERNA”.

          Vamos ler novamente. Vou deixar o texto em Grego e em Aramaico, que são as versões da Igreja do Ocidente e da Igreja do Oriente:

          και ουδεις αναβεβηκεν εις τον ουρανον ει μη ο εκ του ουρανου καταβας ο υιος του ανθρωπου ο ων εν τω ουρανω
          João 3:13

          ולָא אנָשׁ סלֵק לַשׁמַיָא אֵלָא הַו דַּנחֵת מֵן שׁמַיָא בּרֵה דּאנָשָׁא הַו דּאִיתַוהי בַּשׁמַיָא .
          João 3:13

          Ambas significam:

          Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.
          João 3:13

  4. MAURICIO disse:

    Olá, parabéns pelo conteúdo… mesmo contendo convicções pessoais, pela riqueza de valor agregado ao seu conhecimento, você foi imparcial na sua explanação, diferente do que vejo normalmente entre os “sábios tradutores”, que impõe seu ensinamento de forma explícita, uma arrogância e superioridade, manipulando a ideia do aluno em seus artigos, ao invés de ser apenas expositivo. Gostei mesmo do artigo.
    Quanto a um detalhe, ao argumentar o sentido “Elohin”, como sendo qualitaivo, explanando que no versículo referido, está no singular “Criou”, dando portanto a atribuição da criação a um ser singular, seria anulado esse argumento quando logo a seguir diz: “Façamos o homem à NOSSA IMAGEM E SEMELHANÇA…” Se só existe um Deus Criador, e não ha mensão de anjo ajudando a criar nada, e em João diz que tudo foi criado por Ele, e ele estava com Deus (no princípio), logo o “façamos” está claro que não é singular o Criador. Se tratando do nosso El Shadday, não vejo dificuldade nenhuma de considerar a trindade… aprouve a Deus na Eternidade ser 3. poderia ser 12 se Ele quisesse… São 3 os que concordam com as coisas que são liberadas do céu: o Pai, a Palavra (Jesus) e o Espírito Santo. Em 1 Co. 12:5-7 tbm explica: Deus Pai: aquele que opera , Jesus: Aquele que administra, executa a operação do Pai, e Espírito Santo, aquele que Manifesta a operação.
    Bem.. mas é uma assunto bem mais amplo…
    Parabéns pelo site, Shalom!

    • Israel Silva disse:

      O plural qualitativo não cai, pois está ligado a este texto de Gênesis 1:1. Quanto aos verbos no plural, como “façamos”, a explicação gramatical é diferente pois vai entrar no futuro estendido do modo volitivo.

      Seria o uso do coortativo ou exortatório quando o verbo é usado para trazer uma sugestão ou planejamento, mostrando a vontade do orador.

      Se o verbo “façamos” estava se referindo a mais de uma pessoa criando, onde ficaram essas pessoas na execução da criação do homem?

      Veja que o verbo volta ao singular, “e criou”:

      E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
      Gênesis 1:27

      Segundo a sua crença na trindade, você fala que não há nenhuma referência a presença de anjos na criação. Talvez você não tenha conseguido entender isso.

      Durante um evento tão importante como a criação do universo físico, algo tão extraordinário, a Bíblia mostra que os anjos estavam presentes, e se alegravam e cantavam em júbilo:

      Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? …Ou quem estendeu sobre ela o cordel?
      …Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?
      Jó 38:4-7

      Provavelmente você não se lembra de que a Bíblia nos informa que Deus consulta sim os Seus anjos:

      …Vi ao Senhor assentado sobre o seu trono, e todo o exército do céu estava junto a ele, à sua mão direita e à sua esquerda.

      E disse o Senhor: Quem induzirá Acabe, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? E um dizia desta maneira e outro de outra.
      1 Reis 22:19,20

      Deuteronômio 6:4 afirma na língua original, em hebraico, que Deus é 1.

      שְׁמַ֖ע יִשְׂרָאֵ֑ל יְהֹוָ֥ה אֱלֹהֵ֖ינוּ יְהֹוָ֥ה ׀ אֶחָֽד׃

      “Ouve Israel Adonai é o nosso Deus, Adonai é UM.”

      Afirmar que Deus é 3 é antibíblico. Dizer que Deus é uma composição plural de três seres distintos é comparável à idolatria.

      Talvez você pense assim por ter crescido ouvindo essa teologia greco-romana. Aliás quem primeiro cunhou essa ideia da trindade foi o Bispo Católico Tertuliano.

      Tertuliano, antes de entrar para o catolicismo, era pagão e adorava muitos deuses gregos.

      Dentro da religião romana que ele era oriundo, mesmo sendo politeísta, havia três deuses principais que formavam uma instituição chamada de Tríade Capitolina.

      A divindade na mente dos romanos era entendida por meio da associação de três deuses, a Tríade Capitolina. Pesquise esse assunto.

      Os Apóstolos, que são muito anteriores a Tertuliano, nunca afirmaram essa teologia da trindade e o credo de Atanásio.

      Se ler o livro de Tertuliano, você verá três coisas interessantes:

      Ele afirmou na sua obra que os demais cristãos eram hereges, pois não acreditavam que a divindade era composta por três seres divinos distintos;

      Tertuliano também comparou o Deus de Israel aos deuses gregos, chegando a escrever no seu livro que Adonai era como o zeus grego, que possuía muitos filhos deuses;

      Ele escreveu que era tudo igual, que a divindade hebraica era da mesma forma que a grega;

      Disse também que Maria completava a trindade porque ela era a encarnação do Espírito Santo, portanto Maria deveria ser adorada.

      Muito diferente do que os Profetas nos deixaram:

      Naquele dia, diz o Senhor… olharão para mim, a quem traspassaram; e prantearão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.
      Zacarias 12:4-10

      Assim diz o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.
      Isaías 44:6

      E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.
      Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.
      Apocalipse 22:12,13

      Jesus é a manifestação de Deus na terra, que os homens puderam ver e tocar. Ele é a palavra que estava em Deus. Repare que mesmo a palavra de uma pessoa humana não é outra pessoa, mas parte dela, ou seja, é mesma pessoa:

      Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come,

      Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
      Isaías 55:10,11

      E essa Palavra foi enviada, conforme disse João, que se for traduzido do Grego corretamente, sem ideologias, mas direto do texto Grego, diz:

      Ἐν ἀρχῇ ἦν ὁ λόγος, καὶ ὁ λόγος ἦν πρὸς τὸν θεόν, καὶ θεὸς ἦν ὁ λόγος.

      No princípio era a palavra e a palavra estava em (dentro de) Deus e a palavra era Deus.

      Dizer que a palavra, ou verbo, estava com alguém, é o mesmo que dizer que estava dentro desse alguém, pois as palavras de uma pessoa estão em seu coração, na sua mente, no seu interior.

      Afirmar que Deus poderia ser 12 destoa de todas as escrituras sagradas.

      Continuarei ensinando e pregando que o Eterno é UM, há um só Deus e a manifestação desse Deus em corpo humano chama-se Yeshua HaMashiach.

      • Maik disse:

        Quanta informação valiosa.

        É um pena apenas a postura agressiva ao criticar uma ideia divergente.

        Vai uma fica: conhecimento é algo valioso mas nada adianta se neste vier no combo da postura crítica agressiva.

        • Israel Silva disse:

          Que comentário mais fofinho!!! Adorei, realmente amei de todo o meu coração!

          Em toda a minha vida, acredito que só ouvi palavras tão fofas e doces de uma pessoa super especial, que também mora no meu coração:

          Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus
          Mateus 12:34

          E olha como era fofo! Nunca criticava quem tinha ideias divergentes dele. Adoro o jeito que ele fazia as coisas. Era um verdadeiro gentleman:

          E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas;

          E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda.
          João 2:15,16

          E tu, Cafarnaum, que te levantaste até ao céu, até ao inferno serás abatida.
          Lucas 10:15

          Muito obrigado meu amigo! Agora você mora aqui no lado esquerdo do peito!

          Fofinho, nunca mais vou discordar de ninguém, porque você abriu meus olhos, e me mostrou que DISCORDAR É SER AGRESSIVO.

          Mesmo que essa discordância seja para ALERTAR A PESSOA QUE ELA ESTÁ EM UM CAMINHO PERIGOSO, nunca mais farei isso meu amiguinho.

          Com todo amor, recebo as suas doces e suaves palavras de incentivo. Amei!

          Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.
          Mateus 16:23

      • MARCELO VICTOR disse:

        Nobre irmão Israel, a Paz de Deus!!!
        Gostaria de dar glória a Deus pelas informações que o irmão postou e deixar a minha contribuição.
        Tenho a impressão de que a expressão “façamos”, de Gênesis 1:26, refere-se mais propriamente à assembléia celestial, presidida por Yahweh [segundo o Salmo 82:1], pois, como o irmão bem disse, os ANJOS estavam presentes por ocasião da criação, sendo ministros que cumprem as ordens de Yahweh e executam Sua vontade, segundo 103:20.
        Como é possível constatar em uma passagem paralela (Gn 11:7), essa mesma construção [uso da 1ª pessoa do plural, seguida da realização da obra por Yahweh] é uma linguagem bíblica, tornando tal posição [da assembléia celestial em Gênesis 1:26] bastante plausível.
        Em outras palavras, Yahweh falava com os ANJOS, não significando que, no caso da criação do homem, os tais a tenham realizado, até porque só Yahweh é Criador e a criação se dá por meio da Sua Palavra.
        Gostaria de enviar-lhe uma obra que Deus me deu a graça de escrever, que estimula a reflexão sobre a veracidade do Dogma da Trindade. Para qual endereço poderia fazê-lo?
        Deus nos abençoe a todos!!!

        • Israel Silva disse:

          Shalom! Agradeço a tua contribuição com este artigo. Entendo que o Sr. possui diversas graduações e especializações, fico muito feliz pelo teu comentário. Que o Eterno continue te dando graça ao compartilhar do teu nobre conhecimento!

  5. Marcello disse:

    A Paz Irmao!
    Venho considerando ha algum tempo fazer a faculdade de Teologia. Contudo diante de tantas opcoes, “somos os melhores”, “de graca” e por ai vai, nao sei o que fazer.
    Moro em Sao Paulo, SP e um curso EAD para mim num primeiro momento seria melhor, contudo diante da qualidade do ensino, procuraria fazer no modo presencial.
    Alguma sugestao?
    Obrigado

  6. Filipe Queiroz disse:

    Olá Israel paz do Senhor.Confundi seu nome com Paulo,pois não tava entendendo.Poderia entrar em contato com você pelo Instagram pra tirar umas dúvidas?

  7. Francinario disse:

    A paz ,de Cristo, irmão, Israel Silva, estou estudando a trindade a algum tempo, e procurei nos evangelhos, nas palavras de Jesus, alguma revelação que pudesse refutar a trindade, uma que achei, e analisando por pensamento dedutivo, foi em JO 5,26 ” Porque, como o pai tem a vida em si mesmo, assim (DEU) também ao filho ter a vida em si mesmo.”
    Ora, se o Pai deu ao filho o poder da vida, é porque ele não tinha esse poder, logo ele não era igual ao Pai, mas foi gerado semelhante, da mesma essência do Pai, e depois o Pai foi lhe dando todas as coisas….
    Deus é somente o Pai, único eternamente…Jesus é seu filho , primeiro e único ser gerado do Pai, único capaz de representá-lo perfeitamente….
    O Espírito Santo não é uma pessoa, mas sim, uma emanação do pai, que de acordo com a vontade dele, leva ao homem,,inspiração, comunicação pessoal, poder, …

    • Israel Silva disse:

      O termo “filho de Deus” foi empregado aos reis de Israel, e até mesmo ao próprio povo de Israel, que aliás, foi chamado de PRIMOGÊNITO:

      Então dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito.
      Êxodo 4:22

      Mas como assim??? O povo hebreu era o PRIMOGÊNITO de Deus????

      O povo hebreu foi o PRIMEIRO GERADO de Deus, e depois o Eterno foi lhe “dando todas as coisas”???

      Por isso que falo que a falta do conhecimento do hebraico bíblico e de seus recursos literários, leva a interpretações erradas.

      O termo “Filho” se refere à manifestação do Eterno que se deu em carne e ossos, que pagou o preço da redenção, derramou seu sangue pendurado no madeiro!

      Assim como o Apóstolo Paulos nos ensinou:

      O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
      Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
      E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
      Colossenses 1:15-17

      Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;
      Colossenses 2:9

      Agora veja o Eterno dizendo que foi traspassado:

      e olharão para mim, a quem traspassaram; e prantearão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.
      Zacarias 12:10

      Ora, quem foi transpassado na cruz, o “Pai” ou o “Filho”?

      Bom, todos sabem que foi o “filho”, portanto, isto significa que o PAI foi traspassado, e o FILHO foi traspassado. Isso leva a qual entendimento?

      Isso mesmo, o PAI e o FILHO SÃO A MESMA PESSOA, em MANIFESTAÇÕES DIFERENTES!!!

      Veja mais esta profecia, de que todos se dobrarão diante do Eterno no último dia:

      Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua.
      Isaías 45:23

      Agora veja o que Paulo diz sobre diante de quem se dobrará todo joelho:

      Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
      E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.
      Filipenses 2:10,11

      Poderíamos ainda discutir este finalzinho da tradução de Filipenses 2:10-11, pois peguei a de João Ferreira de Almeida que veio do Holandês. Se usarmos a Peshitta, a partir do Aramaico, aí a divindade de Jesus ficaria ainda mais explícita.

      Mas já tá bom!

      Exceto pra quem é Testemunha de Jeová, porque daí, nada, nada, absolutamente nada fará diferença…

  8. Enio Alann disse:

    Vários teologistas usam dessa tese para sustentar a teoria da trindade e dualidade do que tange a palavra ”façamos”Dizendo que por estar no plural, Deus estaria ”falando com Cristo, quando em toda bíblia sustenta que a um só Deus, mas com vários títulos e atributos: Jhá, Jeová, Adonay, etc..Esta escriro que o NOME (nao atributos) de Jesus Cristo estaria acima de todo nome, no céu e na terra, e quem emcristo estava MANIFESTADO CORPORALMENTE TODA DIVINDADE, Resumo: Cristo era Deus encanado na forma humana, pois ninguém poderia ver Deus, mas Cristo e a imagem visível, de um Deus que jamais alguém pode ver.

  9. João Henrique disse:

    Perceberam que o ehad não é usado para o termo Elohim e sim para o nome do eterno que é YHWH.
    Portanto eu creio que há somente um YHWH e pode haver vários Elohim, como Jesus explicou todo aquele a quem a palavra de Deus foi confiada é um Elohim, ou seja um porta vóz do único YHWH, disse Jesus vós sois deuses, os juízes eram assim chamados, Moisés foi chamado assim pelo próprio Senhor, reflitam

    • Israel Silva disse:

      Não é verdade João. O Shemá usa o termo Elohim, flexionado, “Eloheinu” que significa “nosso Elohim”, que, continua o Shemá, é Echad. Te falta conhecimento do Hebraico. Estude conosco! Shalom!

  10. Fábio Pacheco disse:

    A partir de 2 é plural, simples assim. Posto de outra forma, são citados vários elohim no velho testamento, como por exemplo Milcom, elohim dos Amonitas, Astorete, elohim dos Cananeus e etc. Para que complicar?

  11. PAULO disse:

    NO FINAL TODAS AS LINGUAS SÃO IGUAIS ESTOU FALANDO DA LINGUA DO AMOR DO TEMOR A DEUS E DA FRATERNIDADE NO FINAL TODA LINGUA CNFESSARA QUE JESUS CRISTO E O SENHOR.

  12. Marcos Lopes Naun disse:

    Parabéns por sua explicação, e faz todo sentido visto que o hebraico antigo é diferente do hebraico moderno e totalmente diferente das linguas ou idiomas atuais, a ponto a arrancar do incrédulos e apóstatas a inveja.

  13. Coelho De Moraes disse:

    Muito interessante, mas não passa de semântica para explicar o inexplicável. Da mesma forma que é difícil explicar quem conta tudo isso já que só havia Javé, Adão e Eva. Contam do mesmo modo como os gregos construíam sua cosmogonia com Zeus e Olimpo. Porém, o próprio Deus admite a pluralidade de deuses queno ele dia a Moisés que não terão outro Deus a não ser Ele ou El, o que fica claro em dizer que – existem outros – mas o Deus desse povo judaico ou Eu. Sou o Único, aqui entre nós.

    • Israel Silva disse:

      Ah tá, com certeza a semântica, a sintática, a estilística, a morfologia, nada disso tem importância na interpretação bíblica. Nada tem explicação. Que comentário de excelência!!! Parabéns

      • Jeferson disse:

        Deus falando pra não adorar outros deuses não quer dizer que esses “tais” são deuses, pois eles são “deuses” por que usurpam a adoração que deveria ser somente ao verdadeiro e unico Deus, por que os homens com a adoracao a eles os fizeram deuses… A criatura não se pode ser igual ao criador…

  14. adeilson sotto disse:

    Muito interessante, muito obrigado pelo conteudo