• Heber Brandão

    Boa tarde!! Caro Israel, muito obrigado por abrir este assunto, mas ele deixa para mim algumas dúvidas com relação , por exmplo a João 3:16 que diz que Deus enviou a Jesus, ou quando a Palavra diz que o Espírito de Deus intercede com gemidos inexprimíveis, ou quando da assunção de Jesus ele promete a descida do Esírito Santo.

    • Shalom! Realmente, este artigo abre a discussão sobre um tópico muito amplo. Para explicar a sua pergunta, teria que fazer muitos outros estudos. Mas queria deixar aqui um Princípio, uma “Coordenada Geográfica”, para servir de base.

      Deus é uma só pessoa! Essa pessoa se revela ao mundo físico de três formas diferentes. Me permita uma comparação arcaica, “é como a energia elétrica que sai da usina com milhões de volts, mas para funcionar sem nos trazer morte, precisa passar por um transformador, para reduzir para 110/220v”.

      Jesus é Deus, mas na forma humana, ele teve que renunciar ao seu Imenso Poder e vir na forma de homem! Se Deus se manifestasse neste mundo, como Ele é, o Céu e a Terra não suportariam! Veja este verso, “E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.” Apocalipse 20:11.

      E Deus renunciou a este poder para estar em nosso meio, como um de nós, “Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,

      Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
      E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” Filipenses 2:6-8 .

      São três formas de uma única pessoa se revelar ao mundo físico. Essas revelações podem ocorrer inclusive ao mesmo tempo, pois Deus tem o poder de estar em vários locais ao mesmo tempo.

      Mas a base é esta: Um único Deus, uma única pessoa, que se manifesta, que se revela de três formas diferentes. Shalom!

      • Heber Brandão

        Então isso é a Trindade, as três manifestações de um só Deus. Obrigado por responder